quarta-feira, 4 de abril de 2012

Escritório da Caritas no Mali é destruído

A Caritas Mali informou que o seu escritório em Gao, no norte do país, foi destruído junto com a igreja local depois que rebeldes tuaregues tomaram a cidade neste fim de semana.

Apesar do conflito no norte e do golpe do mês passado, a Caritas Internacional informou a ZENIT, em nota, que a Caritas Mali mantém suas operações para ajudar o país na atual emergência alimentar, que é gravíssima.

Os rebeldes tuaregues se apoderaram de três capitais regionais em poucos dias. O principal grupo rebelde é o Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA), que opera junto com o grupo islamita Ansar Edine, vinculado ao braço norte-africano da Al Qaeda.

O padre Jean-Jacques, diretor da Caritas Gao, afirma: "A equipe da Caritas abandonou Gao no sábado. Soubemos pelo nosso vigia, hoje, que o escritório e a igreja foram destruídos".

"Recebemos ligações da pequena comunidade católica em Gao. Agora eles estão escondidos, temendo pela própria vida". O padre Jean-Jacques informa que há cerca de duzentos católicos em Gao.

A capital do Mali está relativamente calma. “Tudo está normal aqui em Bamako”, diz Théodore Togo, secretário geral da Caritas Mali. “Estamos acompanhando a situação no norte. Exceto em Gao e em Mopti, temporariamente, o nosso programa continua ajudando os atingidos pela crise alimentar”.

A Caritas Mali está distribuindo milho, arroz e sorgo, além de sementes para as cem mil pessoas afetadas pela crise alimentar crescente.

"Se os rebeldes limitarem as ações ao norte do país, a maioria dos nossos programas de ajuda poderá continuar conforme o planejado", disse Théodore Togo.

Um golpe no mês passado destituiu o presidente Amadou Toumani Toure, piorando a insegurança no país.

Os membros da Caritas no Níger também estão proporcionando ajuda a refugiados do conflito. A Caritas Internacional continua em contato permanente com o escritório nacional do Mali.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário